quarta-feira, 13 de maio de 2009

Felicidade em cores.

É fácil descobrir que eu gosto de desenhar, a começar pelo próprio layout do blog que é de minha autoria. E é fácil também notar que, apesar de amar e fazer isso com uma frequência absurda, eu não desenho nada bem. Primeiro porque gosto da questão infantil que desenhos trazem por si só, desenhar É essencialmente infantil e sempre será, é singelo, é puro. Ou deveria ser, enfim.. Segundo porque, justamente por gostar desse estilo evidentemente infantil, jamais estudei qualquer outro e nem tenho vontade. Por falar nessa questão "estudo de desenhos" citarei uma coisa engraçada sobre isso. Conheço um bocado de bons técnicos de desenho (desenhistas não, desenhar é outra coisa, eles tem técnica, ponto), e admiro muito a dedicação que eles colocam naquilo tudo tão tabeladinho, tão perfeito, tão cheio de regras.. Regras! Posso rir no meu blog? IHADUAHDIUAHSDIAUSDH AUHDUAIHDIUAHSDOIUAS HDOIUHAOIDUHAUDHADE Ok, passou. Então, regras, tabelas, livros.. Eu sou uma pessoa a favor do conhecimento, muito a favor. Mas acho que criatividade é muito além, criatividade é conhecer o seu mundo e não o que os outros pintaram como verdade e nós aceitamos. Criatividade expressada é arte. Técnica expressada é técnica. Não toca, não alcança, não há fruição.. Não que todos que tem técnica não tem arte, claro que não estou dizendo isso, seria um absurdo. É mais uma dica para os que acham que a técnica basta. Que adianta fazer corpos perfeitos se não sabemos a que eles vem? Sério, que adianta um desenho impressionante na perfeição e que fica só no impressionante? É a mesma que assistir um filme Holywoodiano cheio de efeitos especiais, legal, ok, mas.. só isso? É pra isso que as pessoas querem fazer "arte"? Pra exibicionismo? Mostrar que foram à escolhinha? Desculpa, mas isso qualquer um é capaz. Ah! Alguém avisa essa galera, Brasil! Papo sério. Vão pensar um pouco antes de se auto-intitular "O" grande desenhista ou "A" rabiscadeira genial. Pfffff. Eles assim, tão impressionantes e só, enquanto eu, tão simples, arranco lágrimas, reflexões, alegrias e até medos quase que diariamente de um bocado de pessoas. Então, obrigada, mas acho que por enquanto continuarei com a minha arte, que por hora não tem técnica (se é que terá um dia) mas cumpre sua função de arte, não de entretenimento. Beijão.

7 comentários:

Anônimo disse...

"'A' rabiscadeira genial."

Chorei. HAUHUAHAUHAUHAUHAU!
QUE É ISSO GENTEM?

Técnicas são úteis, mas usadas em excesso causam aquela obra não abrangente. Nem todos podem gostar. Se você faz uma obra bruta, 100% cheia de sentimentos, as pessoas gostam e percebem a técnica através da qualidade. Ao contrário do primeiro caso, não é uma rua de duas mãos.

É isso o que eu acho... :D

Ferdi disse...

É, eu quis dizer isso sem ter dito.
TUDO tem uma técnica, né..
Nem que uma técnica própria, um traço, um jeito e tudo mais.

E eu ri da sua risada, porque na hora que escrevi tava meio braba e agora relendo achei que soou engraçado.

Bom você aqui, ok.

13 beijos.

Estela Carregalo disse...

Não é o post mais recente, mas quero comentar. hahaha
Então, eu concordo, em partes.

Eu faço curso de desenho de moda, e para fazer belos croquis você precisa ser muito, muito, muito criativo e ter muita, muita, muita técnica. A técnica do desenho te leva mais a frente do que você possa imaginar! Comecei e fazer curso, e é incrível como um detalhe faz toda a diferença. Você faz um desenho incrível apenas aprendendo um risquinho a mais que seja. É realmente incrível. Até porque ensinar a desenhar não é uma tarefa fácil. Acho demais como professores e técnicas conseguem fazer pessoas super criativas aprenderem a colocar suas idéias no papel. É tipo lindo, haha.

E aprendi que NINGUÉM nasce sabendo desenhar. Depois que você se mata pra fazer um corpo e sua professora o faz na sua frente em menos de 30 segundos, você se sente um idiota. HAHA

Ferdi disse...

Eu não discordei de você em nenhum segundo, Estela.
Só falei que não é preciso ter técnica pra ser arte.

Ninguém nasce sabendo fazer NADA, é tudo uma questão de observação, numa escola ou na vida..

Em nenhum segundo discordei que técnica pode engrandecer criatividade.
Só que as pessoas podem esquecer que ela tem que estar lá e que desenhar perfeitamente não faz ela estar. :)

Ferdi disse...

ps.: Não sei porque diabos as pessoas tem essa de comentar só o mais recente.

Eu sempre comento tudo que não tinha lido, enfim..

Jenny Souza disse...

É isso aí Brasil !
Que os cheios de tecnica e informações e paginas decoradas de livro, ausentes de espirito, um dia possam entender isso.^^

Um beijão

Ferdi disse...

[2], tomara!
E que não levem como despeito ou coisa assim, coisa que é muito fácil de ser levado pela maneira agressiva como escrevi, MÃS enfim..